sábado, 8 de maio de 2010

Entrevista da semana.

Na minha adolescência conheci o mangá, desde então, comecei a desenhar, ler, assistir tudo que existe relacionado a isso. Anos atraz eu criei um perfil fake no Orkut pra divulgar meus desenhos e ter contato com pessoas que tinham mais experiência no desenho que eu, não me lembro como e onde eu encontrei uma desenhista que sempre tive como exemplo, então, adicionei ela no MSN. Isso aconteceu a uns três [ou mais] anos atraz. Desde então eu não havia mais conversado com ela, e fazem aproximadamente um ou dois anos que parei de desenhar. Logo que abri a sessão de entrevistas pensei em entrevistar um desenhista de mangá, não só por eu gostar, mas também para levar um pouco mais desse assunto as pessoas.
Fui até minha lista de contatos para ver se ainda havia algum desenhista daquela época, e pra minha surpresa a Aline estava on-line, então, conversei com a Kalliana e ela adorou a ideia. Resolvi então puxar conversa com a Aline e perguntar se ela aceitava dar uma entrevista para meu blog, ela gentilmente aceitou. Então, hoje posto a entrevista da mangaka Aline.

Espero realmente que gostem!

----------------------------------------------
Nome: Aline Camila Diniz da Silva
Idade: 20 anos
Profissão: Auxiliar de Escritório
(nada a ver com o desenho! XD)
Onde mora: Em São Paulo
[Trilha sonora da entrevista clique Aqui]

-----------------------------

Aline, antes de começarmos nossas perguntas de rotina, gostaria que você explicasse para os leitores o que é o mangá?

Bom eu vou tentar explicar... xD
O termo Mangá é o nome dado aos quadrinhos japoneses. Totalmente diferente dos quadrinhos americanos... São aqueles com faces mais simplificadas e olhos grandes para dar melhor sinopse de suas expressões e sentimentos (trabalhamos mais com os personagens também).
Normalmente com algumas páginas coloridas, mas sempre tendendo ao preto e branco, o cinza que vemos chama-se reticula.
Já presenciei muita gente o chamando de gibi... Mesmo tendo 200 paginas... Ou estando em japonês mesmo...
Aqui no Brasil para apresentar algo independente e bem inicial nesta classe chama-se fanzine (Fan + Magazine), que é onde eu tenho me dedicado sem patrocínio, editoras ou auxilio financeiro de terceiros.
É uma das formas que uso para treinar meu estilo mangá.

Como você começou?
Bom eu assistia muito alguns desenhos animados na minha infância e a minha maior inspiração foi o Sonic. Só conheci o mangá depois de ter visto Pokemon e Digimon aos 12 anos, que por interesse fui pesquisar o estilo deles e acabei gostando.
Nesta época já devorava muitos livros que mencionavam o tema de desenho artístico ou Cartoon.
Em quem você se inspirou para começar a desenhar? É algo que gosta desde criança?
Sonic foi o ápice da área de desenhos para mim e depois de conhecer outros, eu adotei um estilo mais voltado mesmo ao mangá... E um que não poderia deixar de comentar é do estilo do que fez Shaman king que conheci aos 13 anos. Foi nesta época que comprei meu 1° mangá... Apesar do traço simples os cenários eram impecáveis!Bom... Também sempre gostei de ler e isso me incentiva muito quando estou sem idéias para criar algo novo numa ilustração... O problema é lembrar em qual parte parei no momento que fui rabiscar. XD
Você sentiu muita dificuldade no inicio? Foi muito criticada?
Criticas era o que eu mais ouvia, mas acho que deve ser por isso que consigo aceita-las tranquilamente. Nem mesmo o apoio de minha família quanto a isso eu tive, mas não deixei de desistir só por causa destas condições. Estou seguindo em frente conforme minhas pequenas convicções não realizadas
O que te inspira a desenhar?
Três coisas... Meus grandes amigos, meus personagens originais e as musicas clássicas + de animes que gosto! /o/
Quando você percebeu que seus desenhos estavam num nível profissional?
Eu nunca achei que cheguei a isso. Eu apenas sinto-me como uma aluna qualquer que esta a disposição para treinar seu estilo em qualquer momento enquanto continuar a viver.
Eu existo conforme minhas convicções. xD
Qual sua maior dificuldade em desenhar? Qual seu maior desafio?
Desenhar Realismo... Acredite...
Você já fez curso de desenho? Pretente fazer algum pra especializar-se mais?
Nunca fiz, mas amaria estar fazendo um! (lembre-se quero aprender realismo ainda /o/ mesmo que seja só o básico...)

Qual seu estilo? Se possível explique-o para os leitores.
Shoujo é o mangá voltado para as meninas... E eu me habituo a ele pela forma de se expressar usando as feições e palavras limpas (ou não... xD).
O desenho tende a ser mais detalhado e cheio de carisma, vamos mostrar o romance também Shonen que é para os meninos abrange outras formas de se expressar... Principalmente pelos seus ângulos de ação /o/ e também não misturamos muitas coisas melosas... XD algo bem próprio para meninos, se bem que vemos meninas que gostam deste gênero.
As historias destes 2 também são realistas ou fantasiosas...dependendo do autor.
Bom meu estilo é uma mistura disso e com um pouco de comédia, fora a realidade das avessas igual a um final fantasy, apesar de nunca ter jogado.! /o/

Qual a maior decepção que você já teve desenhando?
Treinando realismo... No momento não tenho pratica com esta etapa de artes e erro lindamente até quando pratico perspectiva.
Admito que erro mais quando estou com sono do que quando ando com fome.
Explique-me como surgiu o nome Nidoriko? Você usa ele como pseudonome na internet?
Sim sim...! Nidoriko ou Nyo é um dos pseudonome de uma das minhas personagens bem antigas... Faz muito tempo que não a desenho que devo até ter esquecido sua fisionomia! XD
Adotei o nome por ser fofinho de alguma forma... Os que me conhecem mais tempo vivem me chamando pelo nome verdadeiro... É tenso porque estou mais acostumada com isso no meu trabalho! XD
Como você teve a idéia de criar o Deviantart?
Não foi bem uma idéia, foi mais uma vontade de conhecer novas pessoas e poder melhorar ainda mais as minhas técnicas digitais/tradicionais para a confecção de meus quadrinhos.
Foi por lá que conheci vários programas alem do photoshop.
Atualmente o levo de forma mais seria apesar de no momento estar tremendamente ausente pela falta de tempo.
Como você divulga seu Deviantart?
Normalmente passo a amigos dali ou fora que distribuem, comentam ou apresentam o fanzine/link de alguma forma... Até mesmo nos próprios eventos que visito para passeios e compras... Não costumo publicar nas revistas ._.
Quais seus autores favoritos?
Bom minha mestra Zaphk. Adoro os trabalhos dela tanto como pessoa e como uma profissional. Caso queiram conhecer os trabalhos dela aqui esta o link do deviantart:

Existem outras pessoas, mas não pertencem aqui realmente do Br... Admiro a arte, mas não convivo numa linha de comunicação com elas por serem muito ocupadas ou pop’s para responderem mais de 1.000 comentários por dia.
E seus mangás e animes favoritos, quais são?
Gosto de Shaman king, Fullmetal Alchemist e love hina! (sou meio as avessas com algumas coisas deste sentido…)
Conte-me um pouco da historia de seu mangá.
Bom o começo que fiz no fanzine é muito confuso, mas é devido à introdução inteira ter ficado no numero dois... Fiquei triste com isso! ><’ e... Indo ao fator da pergunta! A historia se passa numa cidade acadêmica no ano de 1978, o que não aparenta nem um pouco por causa dos lideres que constituíram/reconstruíram aquele local apos um incidente que acabou com a vida de muitos cidadões.
Rhes(Hagushiou Hagu) é o nosso personagem principal e que após fugir de casa tenta viver de uma forma normal no mundo exterior com sua nova família de amigos, tentando esquecer seu passado tenebroso.
Até que após “um fato” se envolve num projeto secreto que mudará sua maneira de agir completamente, ou não. XD
O tema do Fanzine é o mundo de preto&branco.



Qual seu personagem criado por algum outro autor favorito? E qual personagem, criado por você, que você mais gosta? Existe alguma semelhança física ou psicologia entre eles?
Gosto do estilo de Edward Elric (FullMetal alchemist)! Adoro o jeito dele de ser! ;_;
Bom sobre isso o Rhes é as minhas personificações se fosse homem... Tem coisas que gosto em certos protagonistas de outras historias, mas tem umas que não curti muito ou me desapontaram no final... ;_;
Já informando meu personagem que mencionei é o que eu mais gosto e admiro... O Rhes.
O Nome e o estilo dele vêm de uma única frase... “Tentar ser livre e solto sem problemas.” Parece tema pra refletir... Mas é uma realidade minha que vivi e botei nele... o lado psicológico não é igual ao meu senão não seria uma humana! XD

Coloque o link de 3 desenhos que sejam seus favoritos:

Existe alguma concorrência entre desenhistas profissionais?
Sempre houve, mas no momento para mim é dar o meu melhor no estilo mangá 100% brasileiro que construo, mesmo que demore em ser publicado há sempre outros meios de se executar isso, basta ser criativo!Não me importo com disputas.Gostaria de estar mais ciente de vários fatos bons quanto a isso atualmente, pois tive que fazer escolhas para manter o que eu gosto como menos horas de sono ou mais estudos elevados.

Você já publicou algum desenho seu em algum lugar?
Nunca publiquei por vergonha, mas talvez nestes próximos períodos mude de idéia.
Algum dia você pretente viver só de desenho?
Sim! Porém no momento tenho que aceitar o fato de que tenho muito disto para estudar e treinar para ser como os grandes profissionais!

Algum de seus desenhistas favoritos já te elogiaram?
Bom minha mestra elogiou sim e gostaria de me bater se não fizer a próxima edição do meu fanzine.... Talvez seja pelos personagens... Fora meus amigos e minha aluna na qual prezo tanto pelos comentários sinceros desejam a conclusão deste trabalho.






Em conversa agora no MSN você contou-me que vende seus mangás, fale como alguém pode compra-lo se houver o interesse.
Caso estejam interessados poderiam entrar em contato comigo neste e-mail: aline.c.ds@hotmail.com, lá explicarei as formas que podemos combinar do envio/pagamento do mesmo.

Veja as dicas que a Aline deixou pra você que esta começando a desenhar agora:
Bom... Você tem que estar ciente que criticas e elogios sempre virão. Pode ser com muita positividade ou não... o que importa é não desanimar e sempre buscar o melhor, que agrade ou desagrade mas saiba executar e envolver-se com o que mais gosta é o que eu mais faço... Trabalho acreditando no que eu mais acredito/tenho certeza... Visualize sua forma de pensar e seu estilo... Cada um tem o seu!
E sempre numa medida....
Saber organizar as coisas e momentos são importantes também, porque você fará uma escolha mesmo que seja voltada para hobbies ou trabalho... Cada um tem sua dinâmica e opção.
Vamos a sessão Relacione:


Família: Realidade
Amigos: Companheirismo
Trabalho: Evolução profissional.
Desenhar pra mim é: Fazer o que mais gosto.
Um anime: tem que ser divertido também, ne?
Homens são: estranhos... Mas divertidos! XD
Uma pessoa: se for de animes quero o Edward Elric (FMA)
Manga ou anime: Fullmetal Alchemist (os 2)
Uma frase: Viva conforme suas convicções

A Aline deixou uma mensagem para os leitores:

Bom eu posso parecer muito bobinha ou criança comentando, mas como estou abrindo os olhos para uma realidade totalmente interessante e nova obviamente não darei pra trás com criticas destrutivas e comentários banais de muitos superiores, pelo contrario farei o possível para absorvê-las e melhorar meu estilo, afinal eu amo o que faço e quero aprender!

-----------------------------------------------------

Quer conhecer um pouco mais do trabalho da Aline? Então acesse:
E siga também o blog da Aline:

Adicione ela tambem no:


---------------------------------------------

Como a entrevista dessa semana foi com uma desenhista experiente, fiz parceria com uma comunidade no Orkut a ''Aprenda a Desenhar Mangá'', abri um tópico la para divulgar a entrevista, se você esta começando a desenhar agora, ou ja desenha a algum tempo, essa comunidade é uma boa pedida, la recebera dicas de desenhistas mais experientes e compartilhara o que ja sabe. Fica a Dica.


---------------------------------------------

Espero realmente que tenham gostado, ja estou correndo atraz da entrevista da semana que vem. Nos comentarios, alem de falar da entrevista da Aline, gostaria que vocês me falassem no que posso melhorar nas proximas entrevistas.

Fiquem com Deus;
Abraço;
Marcelo Soares.

5 comentários:

  1. Nossa q legal... Ela é muito proficional... Muito lindo os desenhos...

    ResponderExcluir
  2. Mangá é tão legal! Cresci assistindo Pokemon, Digimon e todos os outros desenhos com 'mon' no final e.ê

    Gostei da entrevista, a Aline desenha MUITO! São poucos que desenham igual à ela!

    E sobre melhorar as entrevistas: Huum, acho que elas já estão boas! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. é isso ai todos por um ideall

    ir atr´s d nossos ideais

    ^^

    gostei da matéria

    isso me incentivou ainda mais

    parabés para o entrevistador e para a entrevistada

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais da entrevista!
    Os desenhos dela são muito lindos! *------*
    PARABÉNS!

    Eu assistia Pokemon e acho Mangá muito legal! Apesar de não ter dom nenhum pra desenhar ¬¬
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Muito boa a entevista Marcelo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tô chorando de emoção por saber que um dos mangás/animês favoritos dela é o mesmo que o meu (e seu, né): LOVE HINA. hahaha *-*
    By the way, AMEI a entrevista. Ficou muito fascinante.
    Os desenhos da Aline são incríveis e estou torcendo para que ela consiga realizar seus sonhos.
    E parabéns Cello, tu melhora a cada semana com as entrevistas...
    Sabe que, precisando, estou aqui. :D

    ResponderExcluir