terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tão eu

La estava eu, em uma plena manhã de domingo, sentado na poltrona de um ônibus voltando pra casa. Passar alguns dias com meus sobrinhos revigora a alma, a inocência de uma criança é uma coisa linda (e as vezes engraçada), motiva pra vida. As vezes a gente exige tanto da vida e acaba esquecendo de viver, meu sobrinho, por exemplo, transforma uma caixa de perfume em uma fantástica garagem para seus carrinhos e viaja ali, vive ali, fantasia ali algo incrível. No marasmo do ônibus, resolvi pegar o livro que estou lendo, Feliz por nada - Martha Medeiros, e tentar me distrair, e ha forma melhor de se distrair num ônibus do que ler? Pelo menos para mim, não. 

Gosto muito da Martha, alguns textos dela são tão eu, tão escancarados, tão tapas na minha cara. Esse livro é uma coletânea com varias cronicas, me deparei com ''Os ausentes'' (paginas 69 e 17), tive que abrir a mochila, pegar minha lapiseira e grifar quase todo o texto para mostrar o quanto, depois de tudo que passei naquele final de semana, aquilo era eu. Vou dividir O trecho com vocês:

...Não importa a situação: saiu de casa, esforce-se. Não precisa virar o mestre de cerimonias da noite, mas ao menos agracie seus semelhantes com dois ou três sorrisos. Não dói.
Dentro da igreja, ajoelhe-se. No estadio de futebol, grite pelo seu time. Numa festa, comemore. Durante um beijo, apaixone-se. De frente para o mar, dispa-se. Reencontrou um amigo, escute-o. 
Ou faça de outro jeito, se preferir: dentro da igreja, escute-O. Durante um beijo, dispa-se. No estadio de futebol, apaixone-se. De frente para o mar, ajoelhe-se. Numa festa, grite pelo seu time. Reencontrou um amigo, comemore.
Enteja!
Se não quiser participar, tudo bem, então fique na sua: na sua casa, no seu canto, na sua respeitável solidão. Melhor uma ausência honesta do que uma presença desaforada.
Tão eu!

4 comentários:

  1. texto perfeito! vou anotar o nome desse livro pra procurar!
    Adorei inteiro, mais (claro!) a parte do " No estadio de futebol, apaixone-se." muito eu né, minha paixão começou no estádio... *-*

    Um abraço menino lindo Marcelo! beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que lembrei de você, porque né rsrsrsrsrsrsrsrs
      Leia esse livro, é barato e vale MUITO a pena.

      Excluir
    2. ahaaam, sexta que vou estar aí já vou procurar esse livro. ;)

      Excluir
  2. Fiquei emocionado. Preciso desse livro.

    ResponderExcluir