quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Campanha de incentivo à leitura


Regras:
1. Responder a pergunta: 'Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?
2. Indicar 10 blogs para fazer o meme - é expressamente proibido oferecer o laço "a quem quiser pegar" sem indicar seus blogs primeiro. Ou seja, é somente por indicação.
3. Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.

Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?


Faz tempo que alguém não me indicava um 'Meme entre blogs', recebi esse da Minne do ''Aquele velho bla, bla, bla de sempre''.

Acredito que uma campanha de incentivo a leitura, para pessoas que não têm o habito de ler, precisa ser baseada em indicações fáceis de se entender e de conteúdo que te prenda a leitura.
Visando isso, vou indicar apenas dois livros. Os dois são bastante famosos, não tão atuais mas que, se você começa a lê-los, não consegue parar antes da ultima pagina.

Ja escrevi sobre os dois aqui no blog e durante a indicação vou colocar o link para quem quiser ler.

Se você pensar 'mas Marcelo, ja assisti o filme' PODE PARAR POR AÍ. O livro é infinitamente melhor que o filme, os detalhes são ricos e o autor conta muitas outras façanhas do Marley que, infelizmente, foram esquecidas no filme. Clique AQUI para ler o texto que escrevi sobre ele em Julho de 2010.









Esse é O SENHOR LIVRO. Pelo menos foi assim durante meses. Sempre acabava relendo algumas das cronicas e escrevendo trechos em lembretes. No livro estão textos da autora sobre diversos temas, cada texto com aproximadamente três ou quatro paginas. Já o emprestei  para duas pessoas, que leram e gostaram tanto quanto eu, podem perguntar para menina Melanie. Clique AQUI para ler o texto que escrevi sobre ele em Março do ano passado.

Vou sair um pouco da regra de indicar apenas livros e indicar alguns mangás também. Acho o mangá um grande incentivo a pessoas DE TODAS AS IDADES para começarem a ter uma rotina de leitura.
Não trate o mangá como um ''quadrinho qualquer'' voltado ao publico infantil, longe disso. Existem mangás com temática infantil, mas em sua maioria são voltados para adultos.

O primeiro é Love Hina - Ken Akamatsu.
É meio antigo, porém, EXCELENTE. Foi um dos primeiros mangás que conheci na minha adolescência.  Ele faz o gênero comédia-romance. Começa com um mal entendido e termina com cenas de um casamento. Tenho guardado até hoje algumas edições, são minhas relíquias.

O segundo é High School of the Dead - Satou Daisuke
Esse descobri ano passado, mas deve ser 'antigo'. Faz o gênero ação-suspense-terror. Se você é fã de The Walking Dead, vai gostar. Conta a historia de jovens estudantes que tentam sobreviver a algo relacionado com apocalipse zumbi. Acho o autor excelente na arte de te prender num capitulo e em te deixar curioso para ler o próximo. Detalhe: li os 27 primeiros capítulos em um dia (#sou #desses).

Quem quiser ler mais mangás, de diferentes temas e com histórias para todos os gostos, indico o Central de mangás. Se alguém quiser incentivar o mangá brasileiro, lendo, comentando, comprando, etc, indico o Pirates!, o Sigma Pi e o Vidas Imperfeitas (que não é mangá, mas é ótimo).

Não vou conseguir indicar 10 blogueiros, então vou indicar duas: Priscila, do Blog da Pri e a Flávia do Porque foi comigo

10 comentários:

  1. Não sei gostei mais do assunto ou mais de ser indicada hihihihi ler é vida e ser culto tá na moda! uahahauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te indiquei por todos esses motivos #antecedências #precauções HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
  2. adorei a indicação, porque na boa, nunca tinha sido indicada a nada antes hahahahaha #foreveralone UHAUHAUAHUHA
    e, sorry por comentar somente sob pressão KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    beajs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAH comentar sobre pressão: tão eu.

      Excluir
  3. Marcelo eu vi o filme. Mas li o livro. E não sei dizer qual o melhor, mas morro chorando em ambos. É mais forte do que eu, só de lembrar de certas cenas, como o Marley tentando subir a escada e não conseguindo... :'(((((((( Meu Deussss É triste demais, gente. Só chorei mais em um outro filme, que também vai nesse tema, advinha? Sim, Sempre ao seu lado. Mas "chorar" é eufemismo, gente. SOLUÇAVA. Desidratei, apenas. O tipo de história que pisa no meu emocional.
    Então, eu sou loooooooouca pra ler Feliz Por Nada, já quase o comprei umas mil vezes e continua na lista, tenho um de Cartas Extraviadas da Martha, que ganhei de uma prima, e meu Deus, é amor. Tá todo trabalhado no post-it (?). ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei mais no livro que no filme HAHAHAHAHAHA Sou muito chorão.

      Quero ler o Cartas Extraviadas, agora descobri uma livraria 'boa' aqui na minha cidade, torço MUITO pra que resista a mais de um ano e não feche como todas as outras HAHAHAHAHAHAHA

      Beijo

      Excluir
  4. Uma amiga blogueira fez uma postagem assim e eu amei (assim como uma só com os melhores clipes na opinião dela, tipo uns 5). Tô pensando em copiar vocês, hahaha. Agora, Marley e Eu, por favor, não leio nem pelo caralho. Muito menos vejo o filme. Chateado com [a sociedade]. E adorei a lista de música pra ouvir no carnaval! Fiquei feliz com Ellie Goulding ali! Enfim, gostei do seu blog, principalmente por ser um garoto escrevendo, coisa que vejo pouco na blogosfera :(

    Vou voltar mais vezes, M.S..

    @enriquesemh, direto da Terra do Nunca.
    www.discipulosdepeterpan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua revolta com Marley e Eu, mas respeito.

      Se você quiser, te coloco na lista de indicação do meme =D

      Obrigado por me chamar de garoto, um garoto de 23 (quase 24) anos HHAHAHAHAHAHAH me senti jovial.

      Abraço.

      Excluir
  5. Marley e Eu deve ser muito bom. Sempre acredito que os livros são mais completos mesmo. O filme me encantou. O livro deve encantar mais ainda mesmo. Aceitarei essa sugestão.

    A de Martha Medeiros nunca li, mas vou aceitar também hehe.

    Ahh, adoro mangás.

    Pô, tua lista de indicações é bem boa mesmo. hehe

    Abração!

    ps: voltei de férias. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos todos voltando, aos poucos, das ferias do mundo dos blogs, né HAHAHAHAHAHAH

      Fico sempre feliz quando você aparece por aqui.

      Abraço

      Excluir